Lançando Trip Compass

Eu acredito que caminhar é a melhor maneira de conhecer um lugar novo e sentir uma cidade. Eu curto dar longas caminhadas, especialmente quando estou viajando. O único problema é que meu senso de direção é totalmente torto, quando eu penso que tenho que dobrar a direita, deveria ter dobrado a esquerda. Quando chego em um lugar eu geralmente não presto atenção em como cheguei lá, então é sempre complicado me achar. Fico até meio envergonhado. Meu GPS interno veio defeituoso de fábrica.

Também já vi isso acontecendo com outras pessoas. Pessoas que estão paradas em uma esquina tentando decifrar um mapa impresso para saber onde ir. E isso acontece muito com viajantes que estão explorando lugares novos em cidades ou países onde conexão com a internet não existe.

Existem alguns aplicativos que podem ajudar você com isso, e eu já testei praticamente todos, mas nenhum tinha as funcionalidades e a simplicidade que eu queria. Por isso decidi fazer um projeto pessoal no meu tempo livre que resolvesse esse problema.

Meu trabalho no Trip Compass começou em Julho de 2013. Meu primeiro passo foi fazer um protótipo em Javascript para validar a ideia. Mas eu queria me desafiar e ver se tinha energia e ânimo para aprender Objective-C e construir um aplicativo iPhone do zero enquanto trabalhando tempo integral como Senior Software Engineer no Gogobot.

Trip Compass é um aplicativo de nicho focado em viajantes e exploradores que gostam de conhecer novas cidades e lugares caminhando.

A ideia principal era ter uma bússola simples, apontando a direção do seu destino ao invés de avisar a rua em que você precisa dobrar, e essa é a diferença principal entre o Trip Compass e outros aplicativos do gênero. Você decide o caminho que quer fazer para chegar ao seu destino.

Outra característica muito importante foi a habilidade de o aplicativo funcionar 100% offline, até porque na maioria das vezes em que as pessoas viajam para outro país, conexão é um problema e roaming custa uma fortuna.

Eu não tinha nenhum prazo em mente quando comecei mas minhas únicas regras eram: trabalhar no projeto apenas antes de ir para o trabalho, entre 6:30 e 8:00 da manhã, de segunda a sexta. Sem trabalhar finais de semana, nada de virar noite, apenas algumas horas sagradas semanais sem desculpa.

Mesmo já tendo trabalhado em alguns projetos pessoais nos últimos anos, essa foi a primeira vez em que consegui finalizar um projeto paralelo enquanto trabalhava em tempo integral. E estou super feliz com isso. Sempre tive um pouco de inveja de pessoas que conseguiam fazer isso. As principais principais lições para mim nesse projeto foram: comece pequeno, estabeleça uma rotina e trabalhe pelo menos uma hora de segunda a sexta sem quebrar o fluxo. Consistência é a chave.

Aprender Objective-C foi divertido e algumas vezes irritante, meu processo de aprendizado é meio irregular, talvez seja por isso que nunca fui um bom aluno na época do colégio. Eu não consigo apenas ler um livro e seguir o processo de educação formal, para mim o aprendizado acontece meio aos trancos e barrancos, testando uma coisa aqui e ali, experimentando umas ideias em uma série de erros e acertos até eu ter um clique e cair a ficha.

De uma maneira geral o processo foi bem suave. O lado bom de ser programador por bastante tempo é que experiência conta e aprender novas linguagens e tecnologias é relativamente fácil depois que você sabe o básico. É só aprender uma nova sintaxe certo? Saber o que perguntar no Google também ajuda. ;-)

Tiveram vários momentos frustrantes durante essa jornada, como tentar entender Auto Layout ou minhas brigas com Core Data, mas o bom de não ter muitas horas disponíveis para o projeto é que você é forçado a priorizar algumas coisas e focar naquilo que é realmente importante sem ter tempo para procrastinação.

No fim das contas levei praticamente um ano para finalizar o aplicativo. No decorrer do caminho eu tentei estipular alguns prazos e não cumpri nenhum. E eu não me importo pois a recompensa foi a jornada, a sensação de finalizar e lançar um aplicativo, algo que não existia antes e que ajuda as pessoas em alguma coisa.

Trip Compass está disponível na App Store e custa $1.99.

--

--

Brazilian expat working in tech in Silicon Valley. https://eduardosasso.co

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store